sexta-feira, 5 de março de 2010

Meu Dia Internacional da Mulher


De uma coisa tenho certeza: a comemoração do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, segunda-feira, já vai começar no fim de semana, com uma chuva de reportagens na grande imprensa sobre Mulheres Maravilha - guerreiras, pioneiras, artistas, bruxas, santas, cientistas, estadistas... Deixo que a mídia as festeje condignamente e me volto, humilde, para o meu microcosmo. Fico pensando nas mulheres que marcaram a minha vida, caminhando junto comigo na trilha ancestral das gerações, nesta busca incessante de minha própria identidade:  

minha mãe,
minha irmã
e minha filha.

Devo a estas três mulheres a construção de uma outra mulher, que vejo refletida no espelho todas as manhãs.

*****


A primeira me ensinou que eu vim ao mundo por uma razão óbvia: para ser amada por todos os habitantes do planeta. Nunca duvidei deste sábio ensinamento de minha mãe, que ela me transmitia todos os dias com grande convicção, sem necessidade de dizê-lo em palavras.


A segunda me ensinou a brigar pelos meus espaços, coisa que irmãs sabem fazer como ninguém. Como me atreveria a conquistar meus lugares ao sol, se não tivesse treinado antes com minha irmã?


E a terceira me ensinou a reencontrar a menina que um dia fui, no meu corpo de mulher. Minha filha e eu somos tão diferentes e tão parecidas. Ter uma filha é um dos maiores presentes que a vida me deu. Meu mundo hoje é muito mais rico, alegre e colorido por causa dela.

Quem não acredita na existência da Mulher Maravilha é porque nunca esteve com nenhuma dessas três, que me acompanham pela vida afora.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito feliz em te acompanhar! Mas a "Mulher Maravilha" só há uma e nós sabemos bem quem é! ;'D

Isabel Pinheiro disse...

Eu? hahahaha!
Mae, se nao fosse teu blog, nem ia saber que era o dia internacional da mulher. Aqui no Canada nao e' grande coisa. Tem uns eventos feministas, umas passeatas feministas tambem... ninguem deseja ninguem um happy woman's day. Deveriam! E' sempre bom estar no Brasil nesse dia.
Bjs