quarta-feira, 16 de maio de 2018

As mentirinhas de Aninha: meu primeiro livro!


Responda depressa: o que é que você mais gostaria de fazer na vida?

Essa é uma pergunta que embatuca qualquer adulto mas, naquela tarde de contação de história ao ar livre, as crianças que estavam sentadas na grama diante de mim nem titubearam:

"Cavalgar em um dragão!"

"Voar pelo céu com um unicórnio!"

"Tirar uma foto do Papai Noel quando ele entrar na minha casa!"




Aqueles olhinhos brilhantes, cheios de entusiasmo diante das infinitas possibilidades da vida, foram para mim as cerejas do bolo daquela tarde feliz, que marcou o lançamento do meu primeiro livro infantil - As mentirinhas de Aninha. O evento aconteceu no Conecta Orgânica, um novo espaço de vivências e cursos em Araras, na serra de Petrópolis, com uma proposta de valorização dos artesãos locais e foco na sustentabilidade. Não poderia imaginar um local melhor para lançar meu livro,  rodeado pelo verde da Mata Atlântica, com a presença de amigos, numa bela tarde de sol!


A ideia do Mentirinhas surgiu há alguns meses, quando meu marido me desafiou com a pergunta inesperada: "O que é que você mais gostaria de fazer na vida?" Por alguns momentos fiquei paralisada com a imensidão daquela pergunta. Desnecessário dizer que nem me passou pela cabeça a ideia de vivenciar aventuras com dragões ou unicórnios.  Há poucas coisas mais assustadoras para mim do que me ver diante de uma página em branco, à espera de uma ideia inspirada.

Bem devagarinho, como um fio de Ariadne a me conduzir pelo labirinto de neurônios, aquela pergunta saiu à procura de uma ideia quase inatingível, meio mitológica, que dormitava desde sempre num porão escuro dentro de mim.  De repente a ideia inspirada apareceu: escrever um livro! E o que antes me parecia uma ideia fantasiosa, impossível, foi aos poucos criando forma - primeiro na mente, depois no papel.  E foi assim que alguns meses de trabalho no computador, contatos telefônicos, troca de e-mails com fornecedores e reuniões com o ilustrador Vitor Bellicanta, transformaram um sonho antigo nesta alegre realidade.


Cada vez que olho para as ilustrações do Vitor sinto vontade de rir. A simplicidade do traço nos transporta ao mundo infantil com um senso de humor delicado, revelando o olhar atento aos detalhes.

Terminada a contação da história, o evento continuou com uma oficina culinária com as crianças, onde preparamos deliciosas mentirinhas - biscoitos caseiros feitos com uma receita secreta de família. Receita que, por sinal (é bom que se diga), agora deixou de ser secreta porque está publicada no final do livro, para quem quiser experimentar em casa.




Desconfio que a história do livro já estava esboçada na minha cabeça desde meus tempos de criança. Uma vontade insaciável de viajar, conhecer novas culturas e interagir com pessoas diferentes sempre me acompanhou desde cedo. Por outro lado, as coisas simples da vida - como fazer biscoitos em casa - também me fascinavam muito. E quando a vida me presenteou com a chegada de Ana, a neta querida, misturei todos esses ingredientes num grande caldeirão e deixei-os cozinhar em fogo lento até se transformarem nesta poção mágico-literária, que todos vocês estão desde já convidados a provar.

Quem quer uma provinha?

...ooo000ooo...

Quem não pôde ir ao lançamento de Araras terá nova chance de participar do lançamento do Mentirinhas, desta vez na cidade do Rio de Janeiro. Vai ser sábado, dia 9 de junho, às 16 horas, na Livraria Malasartes. 
A livraria possui uma maravilhosa coleção de livros infanto-juvenis e fica no Shopping da Gávea, 3o. piso, à rua Marquês de São Vicente 52.  




8 comentários:

Betty disse...

Como sempre maravilhosamente bem escrito! Louca para ler esse livro!
Sempre esperei por esse momento! Um livro seu!
Te desejo muito sucesso amiga querida!
bjs
Betty

Unknown disse...

Que relato lindo!! O livro é fantástico!

Eugenia Kos disse...

Foi um privilegio participar desse lançamento, conhecer a personagem do libro, a Aninha, e observar a tarefa de produzir as mentirinhas “in loco”!!! Tarde mais do que mágica!!! E o livro é tão delicioso quanto as mentirinhas! Sucesso!

Angela Lemos disse...

Ai,estarei viajando... Mas na volta vou querer um autografado para a minha netinha!
Que festa linda...
Parabéns, minha querida!

Unknown disse...

Parabéns Monica!! Pena que não pude estar presente nessa tarde deliciosa. Dei o livro pra Olivia, que adorou. Um beijo grande e siga em frente por esse caminho maravilhoso que é a literatura! Bjs.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Super curiosa com este livro.

Wilma Kos disse...

Oi Monica, o dia foi muito prazeroso. Adorei a história da Aninha tanto quanto os pequenos. Beijos